terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MINTEL APRESENTA TENDÊNCIAS DE CONSUMO E DE EMBALAGEM PARA 2010

Que novos e avançados produtos chegarão ao mercado em 2010?

Os experts em tendências da Mintel afirmam que os novos produtos irão recriar o familiar. “Por causa da recessão não podemos esperar que os fabricantes reinventem a roda. Este ano, os novos produtos vão dar aos consumidores algo familiar e que satisfaz melhor suas necessidades”, diz David Jago, diretor de tendências e inovação da Mintel. “Nas prateleiras do varejo, esperamos megatendências familiares – saúde e bem-estar, conveniência, sustentabilidade”.
A Mintel elencou sete principais tendências que vão impactar o desenvolvimento global de novos produtos.

1. Excesso de símbolos: consumidores estão ávidos por informações nutricionais. Entretanto, as pessoas sentem-se confusas sobre os diferentes símbolos utilizados por diferentes companhias. No Reino Unido, 45% dos consumidores encontram rótulos confusos. Em resposta, mais fabricantes vão optar por embalagens mais limpas em 2010.
2. Redução de sódio: tida como o próximo maior movimento saudável, a redução de sódio é finalmente aplicada no mercado. 35% dos consumidores do Reino Unido agora consideram o baixo índice de sal quando vão comprar alimentos. A principal diferença, diz David Jago, é que a redução de sódio nos alimentos é puxada pelas companhias de alimentos e organizações de saúde, não mais pelos consumidores.
3. Produtos locais: na sociedade atual, para muitos consumidores comprar somente produtos locais é uma ideia surreal. Entretanto, as pessoas ainda desejam produtos de origem reconhecível e que não tenham sido transportados de tão longe. No Reino Unido, 46% dos consumidores compram produtos de seu próprio país quando podem e 43% dos consumidores norte-americanos compram produtos nacionais sempre que possível. Em 2010, a definição de produto local vai se expandir, tornando-se uma prática maior para grandes companhias e a principal razão de compra para os consumidores.
4. Produtos simples se transformam em especiais: o consumidor está pronto para comprar produtos comuns, como sopa e suco em embalagens especiais? Em 2010, embalagens requintadas e o posicionamento premium irão transformar a compra desinteressada de produtos comuns em um momento de diversão. Uma recente tendência focaliza embalagens inspiradas em butiques. É assim que os fabricantes irão transformar o simples em algo mais especial neste ano.
5. Código de cores nas embalagens: as prateleiras repletas de produtos iguais dificultam encontrar o sabor favorito do cereal ou a variedade de xampu. Não mais. Para ajudar os consumidores a fazer escolhas mais rápidas, mais fabricantes vão utilizar códigos de cores para seus produtos em 2010. No Reino Unido, 45% dos consumidores desejam comparar produtos pelos seus rótulos e 64% dos norte-americanos disseram que querem códigos coloridos para as embalagens.
6. Marcas próprias: as marcas próprias começam a ficar mais parecidas com a maioria das marcas. Com os consumidores cortando os custos por causa da crise econômica, os marqueteiros inteligentes trataram de realizar promoções para a sua linha de marcas próprias. Muitos consumidores agora identificam nos rótulos de marca própria como produtos de valor. Em 2010, o baixo custo e a alta qualidade dos produtos de marca própria vão prevalecer.
7. Geração Y: os jovens nascidos entre 1977 e 1994 agora representam 21% da população global. Eles cresceram junto com marcas estabelecidas e confiáveis, mas agora essa geração quer produtos feitos para eles. Olhando para esse setor, não há muitos produtos para esses jovens consumidores, mas a expectativa é que isso se transforme em 2010. Novos produtos vão focar a simplicidade de uso e a rapidez para ter mais apelo junto a esse jovem consumidor.
(Fonte: Blog da Pack, 12 de fevereiro de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário