sexta-feira, 26 de março de 2010

Vende-se logotipo em bom estado, com pouco uso. Ótima posição solar. Entrega imediata.

Vinho Palatino - Pode agradar a maioria dos designers, mas não a maioria dos clientes.
Muitas vezes, no decurso de nosso trabalho, nem sempre o gosto pessoal do designer acerta em cheio as expectativas do cliente. Isto é comum em qualquer profissão da área "artística", pois  nem sempre o que é bonito para uns o é também para o seu cliente, afinal "gosto não se discute". (Será que não?)
Após alguma reflexão acabamos por entender e respeitar a opinião do cliente pois, na grande maioria dos casos, é sempre ele que entende do próprio negócio e temos que aproveitar para aprender ao invés de impor.
Em alguns casos a frustração é grande. Quando achamos que algo maravilhoso foi criado e em breve estará presente "nas melhores casas do ramo" (e quem sabe até concorrendo a alguma coisa) eis que surge o inesperado: o trabalho não cai nas graças do cliente!
" - Como? Impossível não gostar! É tudo que você precisa..."  Mas que nada, o trabalho vai parar na gaveta!
Nestes casos, ficamos a mercê da próxima oportunidade para "encaixar" a criação.
Um exemplo clássico do que estou falando é o logotipo criado para estampar uma garrafa de vinho: PALATINO.
Alusivo à paladar e a cultura palatina, a palavra é escrita com um elemento que, invertido, foi também utilizado para desenhar um cacho de uva. Quando terminei o logo só faltou gritar "Eureka!". 
Mas a vida é assim, é feita para seghuirmos em frente. A propósito, se alguém se interessar pelo logo, ele está disponível. (E protegido pelas leis de direito autoral é claro! Afinal, ficamos frustrados, não burros!).

Um comentário:

  1. Cara, não brinca com esse lance de vender o logotipo senão vai ter gente que pode acreditar...

    ResponderExcluir